quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estudos comprovam que barulho de navio diminui a comunicação entre baleias.

                                      
Pesquisadores do instituto do governo americano, Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera - NOAA, afirmam que o aumento de ruídos no oceano causado pelo tráfego de embarcações reduz a capacidade de comunicação entre baleias.

Após monitoramento de níveis de ruídos no oceano e gravações dos sons produzidos por baleias no Atlântico Norte, no período de 2007 a 2010, foi possível verificar redução de até 67% da comunicação da espécie Eubalaena glacialis.
Em média, dois terços da comunicação entre as baleias foram perdidas com o aumento dos ruídos gerados por navios no último meio século, considerando até mesmo áreas de reservas ecológicas.

A pesquisadora Leila Hatch, do NOAA, fez uma analogia desse fato das baleias com a situação em que uma pessoa, em uma festa lotada, necessita gritar ou até mesmo sair do recinto para ser escutada.
Isso resulta em grande dificuldade na execução de atividades normais dos animais, como aproximação entre indivíduos, compartilhação de informações que ajudam a achar comida, evitar predadores, reprodução, proteção dos filhotes, além de causar estresse nos animais.
As baleias francas são um dos grandes animais raros, podendo ser extinta, uma vez que sua população é estimada entre 350 a 550 indivíduos no mundo.

Logo, é esperada uma solução para o problema, podendo vir da melhoria da engenharia das embarcações, com produção de navios que geram menos ruídos, proporcionando melhor manejo das espécies de baleias, e recuperando as espécies ameaçadas de extinção.

                                                      Eubalaena glacialis





Postado por: Camila Mohallem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário